Beijinho de Mãe

Recordar a movimentação da minha casa materna, das casas das minhas irmãs, tias e vizinhas na preparação dos aniversários de antigamente, é reviver dias de ansiedade e felicidade que antecediam a grande festa. Grande não no sentido de serem festas suntuosas, mas sim na grandeza da generosidade destas mulheres, que com dedicação e afeto jogavam-se em uma empreitada, quase artesanal, para materializar os sonhos das suas crianças, projetando, acredito, alguns dos seus sonhos de infância.

Participávamos como espectadores desta movimentação, sem perceber a importância deste ritual na formação do nosso gosto culinária, sem entender que estávamos desenvolvendo uma identidade alimentar que nos seguiria por toda vida. O real sentido desta movimentação pode ser entendido de várias formas. Os parágrafos abaixo, descritos no livro De Caçador a Gourmet (Ariovaldo Franco – Editora SENAC), ajudam a decifrar o real sentido desta movimentação, seja na preparação das festas de aniversários ou em qualquer ato culinário.

“A refeição em família é um ritual propício à transmissão de valores. Por meio da aprendizagem de maneiras, sobretudo das de mesa, desenham-se para a criança os contornos do mundo ao qual ela pertence, e as atitudes aprovadas pelo seu grupo social são assimiladas como morna”.

“O gosto é, portanto, moldado culturalmente e socialmente controlado”.

Encantava-me o ritual das mãos no preparo e no enrolar dos beijinhos, brigadeiros e cajuzinhos. O carinho e o afeto destas mulheres passavam para os doces através das suas mãos, incorporando-se aos ingredientes. Qual o sabor de um beijinho elaborado neste ritual de cozinha afetiva? Vivemos em busca destes sabores, destas memórias de infância que nos confortam, nos aquecem e nos acalmam.

Dona Terezinha – Baiana de Itabuna –, querida mãe da querida Alba, é assim. Têm mãos de mãe. Mãe afetuosa que sempre agrega carinho e afeto às suas receitas, a receita do seu beijinho de coco, por exemplo, sempre presente em todas as nossas comemorações. Escrever esta receita é uma tarefa quase impossível. Beijinhos são feitos com leite condensado, (Moça, por favor), coco ralado (fresco, ralado em casa), açúcar, manteiga, gema de ovo e cravo. Difícil é materializar os ingredientes CARINHO e AFETO da Dona Terezinha e o calor das suas mãos, que aquecem, afagam, protegem e enrolam beijinhos de coco.

Beijinho de Coco da Dona Terezinha na Trezena de Santo Antônio - Leite condensado, (Moça, por favor), coco ralado (fresco, ralado em casa), açúcar, gema de ovo, cravo, carinho e afeto

Voc pode deixar um comentário, ou trackback do seu próprio site.

Deixe um Comentário

*

Powered by WordPress | Designed by: Free MMO Games | Thanks to MMORPG List, Video Game Music and VPS hosting