(Trezena de Santo Antônio – 8º Dia – 08 de junho de 2011 (Receita: Caldo Verde da Toka)

Santo Antônio... presente da afilhada Maisa!

8º DIA (08/06)

Ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor.

Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado.

E renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações de vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo fazei que pelo mesmo Espírito saibamos o que é reto, e sempre gozemos de sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

A Santo Antônio

Meu grande protetor Santo Antônio: apresento-me a vós, pedindo-vos me alcanceis de Deus o perdão dos pecados, o espírito de conversão, o crescimento no amor de Deus, e a perseverança no bem até o fim de minha vida. O que especialmente vos peço, é a seguinte graça: (diz-se o que se pede na Trezena). Se esta graça não for conveniente para minha salvação, alcançai-me a perfeita conformidade com a vontade de Deus. Santo Antônio, nestes dias que consagro a vossa honra, como em todos os dias de minha vida, fazei que eu conserve a graça e amizade de Deus, que dele nunca me afaste, e que enfim tenha a felicidade de amá-lo e gozá-lo para sempre em vossa companhia, na felicidade eterna do céu. Amém.

Oração do 8º Dia

Santo Antônio, homem da santa oração: Uma das vossas preocupações era de que o estudo e o trabalho não apagassem o espírito da santa oração. Além disso, eleváveis vossa alma a Nosso Senhor, dominando e disciplinando as paixões da carne e do espírito, através de rudes penitências. Ensinai-me a fidelidade na vida de oração. Ensinai-me a rezar com amor e devoção como vós o sabíeis fazer. Ensinai-me o espírito de renúncia e mortificação, para que, superando o egoísmo e as outras paixões, viva na graça e na paz dos filhos de Deus.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

A RECEITA DA PÓS-ORAÇÃO

Caldo Verde da Toka

Caldo Verde da Toka

São Paulo sempre foi uma grande opção de férias e passeios rápidos na época em que  morava em Salvador. Em 1995 resolvi fazer desta cidade minha residência, e mesmo 16 anos depois ainda guardo uma boa sensação de férias. Talvez pela capacidade de renovação da cidade, talvez por uma insistência pessoal de fazer de São Paulo um lugar sempre agradável e diferente para viver – apesar do trânsito, apesar do trânsito, apesar do trânsito… Nas minhas idas e vindas sempre era recepcionado pela querida amiga Renata (Toka para nós), que, além do carinho e do afeto, sempre nos recebia com um Caldo Verde inigualável.

O tempo está frio, e aí lembrei-me do Caldo Verde da Toka, ideal para dias frios, e quentes também, pois nós do Nordeste tomamos sopas e caldos o ano inteiro. O que seria do povo nordestino se tivesse que esperar tempo frio para se deliciar com este tipo de comida afetuosa, que aquece a alma e o coração? Bem, voltando ao Caldo Verde, será um prazer passar a receita da Renata para o 8º dia da nossa reza.

1 – INGREDIENTES

  • 6 batatas grandes
  • 1 cebola grande
  • 3 dentes de alho grandes
  • 200 gramas de couve-manteiga picada
  • 200 gramas de linguiça calabresa defumada
  • 50 gramas de bacon
  • Azeite de oliva extra virgem a gosto
  • Sal a gosto

2 – MODO DE PREPARO

  • Cozinhe as batatas (sem casca) até ficarem bem macias. Escorra e reserve a água do cozimento;
  • Espere esfriar um pouco e bata as batatas no liquidificador usando a água do cozimento. Ajuste a consistência do caldo usando mais ou menos a água (se necessário use mais água para deixar o caldo mais ralo). Reserve;
  • Em uma panela grande adicione o azeite de oliva extra virgem, o bacon picado, a cebola ralada e o alho socado. Refogue por alguns minutos e adicione a linguiça cortada em cubos. Refogue;
  • Adicione a couve e refogue por mais alguns minutos. Ajuste o sal;
  • Em seguida misture o caldo de batata com a couve e a linguiça refogadas e deixe cozinhar por alguns minutos;
  • Adicione um fio de azeite de oliva extra virgem antes de servir.
Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu próprio site.

Deixe um Comentário

*

Powered by WordPress | Designed by: Free MMO Games | Thanks to MMORPG List, Video Game Music and VPS hosting