Orientações para Aumentar a Imunidade

image1

Recebi via WhatsApp um documento em papel timbrado da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação – Associação das Pioneiras Sociais, assinado pelo Serviço de Nutrição e Dietética. São orientações para aumentar a imunidade, muito interessante, mas, em tempos de Fake News, difícil saber se realmente vem da conceituada instituição de saúde. São 11 orientações, que nos pareceu bem coerentes, por isso iremos divulgar o material. Analisem e vejam se as orientações se aplicam à sua dieta. Evidente que podemos seguir, ou não, na medida da disponibilidade dos ingredientes na nossa cozinha.

1 – Hidratação: 30 a 35 ml/kg peso ou aproximadamente 3 litros/ dia.

  • Se você tem 50 kg, multiplique 50 x 30 = 1.5 litro de água.

2 – Vitamina C: laranja, goiaba, limão, acerola, açaí, maracujá, kiwi, pimentão, folhas verdes escuras (3 porções de frutas).

3 – Vitamina D: 15 minutos de sol/dia – entre 10 e 11 horas.

  • Pode ser na janela/ varanda do apartamento/ casa ou no quintal de casa.

4 – Zinco: fontes proteicas de alto valor biológico (carne/ ovos) – 100 g/dia, alimentos integrais (arroz, pães, farinhas), folhas verduras escuras.

5 – Selênio: castanha do Pará (2 por dia).

6 – Microbiota: 250 g de vegetais e legumes no almoço e jantar (3xícaras/ dia), biomassa de banana-verde (2 colheres de sopa), kerfir (1 copo/ dia), kombuchá (1 copo/ dia), chucrute (2 colheres de sopa/ dia), aveia (2 colheres de sopa/ dia) e cogumelos sempre que puder.

  • Biomassa de banana-verde: é feita a partir da polpa da banana, porém, apenas quando a fruta está verde. Receitas na internet. 
  • Kerfir ou Kefir: é um leite fermentado. Ele apresenta um sabor levemente ácido e ligeiramente alcoólico, sendo resultado da fermentação do leite por meio dos grãos de kefir, massas que apresentam micro-organismos como bactérias ácido lácticas, ácido acéticas e leveduras. Os micro-organismos presentes nos grãos de kefir variam de acordo com o local em que foram produzidos, por isso, nem sempre a bebida final apresenta o mesmo padrão. A palavra kefir é derivada da palavra, em turco, keif, que significa “sentir-se bem” (https://brasilescola.uol.com.br/saude/kefir.htm). É muito difícil conseguir grãos de kerfir para fazer o leite fermentado. Recomendamos fazer pesquisas na internet para melhor entendimento e locais de vendas.
  • Kombuchá: A Kombucha, ainda, Kombuchá, é obtida tradicionalmente a partir da fermentação do chá adoçado das folhas da planta Camellia Sinensis. Para a fermentação, prepara-se o chá, normalmente preto ou verde, mas pode ser qualquer infusão, desde que seja doce e que este não seja antibiótico natural (https://pt.wikipedia.org/wiki/Kombucha).Recomendamos fazer pesquisas na internet para melhor entendimento e locais de vendas.
  • Chucrute: O chucrute é, tradicionalmente, uma conserva de repolho fermentado. Pode ser feito também com folhas de repolho firmes e com outros vegetais em conjunto. O repolho é uma fonte natural de vitamina C (https://pt.wikipedia.org/wiki/Chucrute). Recomendamos fazer pesquisas na internet para melhor entendimento e locais de vendas.

7 – Sono: dormir até as 22h00. Evite luz azul das telas (celular e TV), pelo menos 1 hora antes de dormir.

8 – Shot anti-inflamatórios: 1 vez ao dia (almoço) – mix anti-inflamatório: 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem + 1 colher de chá de açafrão + 1 alho cru amassado + 1 colher de chá de linhaça. 1 vez ao dia (jejum) – shot anti-inflamatório: 1 limão espremido com 1 colher de chá de raspas de gengibre + 10 gotas de própolis + 2 gotas de óleo-de-copaíba.

  • Shot: dose.
  • Açafrão: o açafrão-da-terra, conhecido também como cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre, originária da Ásia.
  • Óleo-de-copaíba: é um óleo resina extraído da planta Copaífera multijuga. Ele é retirado do tronco desta planta e tem como denominação correta o termo óleo-resina, por ser constituído por ácidos resinosos e compostos voláteis.

9 – Chás que melhoram a imunidade: chá de gengibre pela manhã, guaco a tarde e camomila, mulungu e passiflora de noite.

  • Guaco: ou Erva de Bruxa é um tipo de planta medicinal utilizado contra gripe, rouquidão, infecção na garganta, tosse, bronquite.
  • Mulungu: Erythrina mulungu, conhecida pelos nomes comuns de murungú, mulungu-coral, molungo, etc, é uma espécie de árvores da família Fabaceae e gênero Erythrina. É endêmica do Brasil, encontrada no cerrado, Amazônia e Mata Atlântica.
  • Passiflora: Passiflora incarnata, também conhecida como flor-da-paixão, é uma planta perene, trepadeira de crescimento rápido, da família do maracujá, nativa da América do Norte.

10 – Especiarias que melhoram a imunidade: alho, cebola, aipo, coentro (folhas e sementes), gengibre, açafrão, pimenta preta. Produtos apícolas (polem, geleia real, própolis).

11 – Manejo de stress: meditação, atividade física, relaxamento.

  • É só ir ao Google e fazer uma busca sobre as orientações acima para controle de stress. Acrescentaria a dança, pois é muito simples fazer em casa. É ligar seu som na música preferida e se soltar. Importante depois fazer alongamentos, que também tem dicas na internet.

IMPORTANTE:

Tudo em azul, subitens, são de nossa responsabilidade. 

FIQUE EM CASA. VÁ PARA A COZINHA!

#cozinhaafetiva #cozinha_afetiva #fiqueemcasa #vaparaacozinha #cozinhar

Voc pode deixar um comentário, ou trackback do seu próprio site.

Deixe um Comentário

*

Powered by WordPress | Designed by: Free MMO Games | Thanks to MMORPG List, Video Game Music and VPS hosting