Ovo Spray

“Além disso, os hábitos alimentares constituem um domínio em que a tradição e a inovação têm a mesma importância, em que o presente e o passado se entrelaçam para satisfazer a necessidade do momento, trazer alegria de um instante e convir às circunstâncias. Com seu alto grau de ritualização e seu considerável investimento afetivo, as atividades culinárias são para grande parte das mulheres de todas as idades um lugar de felicidade, de prazer e de invenção”.
 
Estava no trem de Colônia para Dusseldorf (na Alemanha), de volta de mais um dia de trabalho garimpando novidades na feira ANUGA (uma das maiores do mundo). A viagem é rápida (não mais de 30 minutos) e confortável, ideal para (1) continuidade de alguma leitura ou mesmo (2) para não fazer nada, apenas observar a cultura local traduzida nas pessoas que entram e saem dos vagões. Fiz opção pelo caminho (1), pois estou envolvido com um excelente livro da Editora Vozes (A Invenção do Cotidiano: 2. Morar, cozinhar / Michel de Certeau, Luce Gard, Pierre Mayol), o qual fui direto para segunda parte – cozinhar –, escrito por Luce Gard.
Estava um pouco inquieto, disperso, desconcentrado, em função da minha surpresa, mesmo depois de anos na área de alimentos, em ter encontrado na feira uma empresa de Portugal (www.derovo.com) especializado em ovos, que apresentou três produtos, até então impossível de imaginá-los industrializados: ovo cozido, clara – gema – ovo em formato “linguiça” e ovo spray.
Retomei minha concentração ao ler o parágrafo (em negrito acima) que abrimos este post. O que a Luce Gard descreve tem uma sintonia perfeita com a atual tecnologia alimentar, onde tudo é possível de ser industrializado. O que importa é a qualidade do produto final e a sua reprodução sensorial-nutricional comparada ao produto originariamente caseiro.
Quando entendemos, do ponto de vista alimentar, que “tradição e a inovação têm a mesma importância e “que o presente e o passado se entrelaçam”, abrimos portas, armários, geladeiras, gavetas e fogões das nossas cozinhas para um mundo de praticidade e inovação, que se bem utilizadas, irão nos permitir a manutenção dos nossos rituais culinários ”e seu considerável investimento afetivo”, nos permitindo disponibilizar mais tempo ao ato de preparar nossa comida ou simplesmente fazer o que desejamos.

A simplificação das operações culinárias vem ocorrendo ao longo da história da alimentação. Já moemos trigo em casa, matamos galinhas para a macarronada de domingo, ralamos coco, embebedamos e matamos perus na véspera de natal. Hoje estes rituais estão apenas nos livros de receitas históricas, e não perdemos nosso afeto, prazer e felicidade em cozinhar, portanto meu desconforto com o ovo em embalagem spray foi apenas pontual, pautado pela surpresa do momento.

Devemos ainda considerar dois importantes pontos nesta discussão provocada pelo ovo spray:

(1) que o tempo que poupamos com várias operações na cozinha, pode ser direcionado para elaboração de outros pratos, outras invenções culinárias e/ou a dedicação do nosso afeto para as pessoas que amamos, para as pessoas as quais dedicamos nossa comida caseira, mesmo quando elaborada com ovo spray, pois o que torna uma comida verdadeiramente caseira é a carga afetiva que imprimimos no preparo.

(2) que o nosso cotidiano culinário reinventa-se na mesma direção da nossa evolução histórica, da nossa evolução cultural, portanto, não temos um cotidiano do cozinhar formado, pronto, “inventado”, pois a invenção na cozinha não tem limite, e se não tem limite não estará totalmente “inventada” (este ponto é uma posição pessoal, sem ainda ter concluído a leitura do livro “A Invenção do Cotidiano: 2. Morar, cozinhar”).

Ovo Pasteurizado em Spray - Uso: Para cobrir ou dourar produtos de pastelaria, confeitaria e pratos preparados (na nossa linguagem culinária é o "pincelar" com ovos).

Ovo Cozido - Uso: Pronto para usar. Ideal para sanduíches, como base ou acompanhamento de pratos preparados, bem como para a utilização em saladas e buffets (fatiado, em gomos, picado) ou mesmo como decoração.

Ovo em Formato de "Linguica". Pode ser só a clara, a gema ou o ovo inteiro. Já vem cozido, pronto para ser fatiado e servido.

Voc pode deixar um comentário, ou trackback do seu próprio site.

1 Comentário » de “Ovo Spray”

  1. daniele disse:

    Boa noite, onde eu encontro o spray para comprar?

    Atenciosamente,
    Daniele Duque

Deixe um Comentário

*

Powered by WordPress | Designed by: Free MMO Games | Thanks to MMORPG List, Video Game Music and VPS hosting