Embu das Artes e das Cozinhas Afetivas

Embu das Artes

A cidade de Embu, oficializada Embu das Artes em plebiscito de 1º de maio de 2011, localizada a 30 minutos de São Paulo, tem suas origens na antiga aldeia M´Boy (cobra em tupi-guarani), criada pelos padres da Companhia de Jesus na primeira metade do século XVII. A tradição de cidade das artes é de 1920 com a chegada do artista Cássio da Rocha Matos – conhecido como Cássio M´Boy -, paulista de Mineiros do Tietê, desenhista de traços apurados, santeiro e tapeceiro.

Cássio M’Boy foi um dos mais importantes nomes da art déco no Brasil. Recebia em sua casa importantes personagens da Semana de 1922, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia e Alfredo Volpi. No ano de 1937, o artista ganhou o 1º Grande Prêmio na Exposição Internacional de Artes Técnicas em Paris, dando notabilidade para Embu. Suas ideias de fazer uma arte puramente brasileira contagiavam e agrupavam simpatizantes ao seu redor, dando origem a Feira de Artes no final da década de 60, que com o movimento Hippies nos anos 70 fizeram a desconhecida Embu ser mundialmente conhecida, e se transformar num celeiro de artistas que ainda hoje fazem da cidade um lugar encantador.

Arquitetura da Cidade de Embu das Artes

A Feira de Artes de Embu acontece todos os domingos ocupando as ruas do centro da cidade, que ainda conta com várias lojas de móveis, artesanatos, antiguidades e tudo que possamos pensar para compor os cenários das nossas cozinhas e casas afetivas.

Difícil indicar uma loja ou uma barraquinha. O melhor é chegar cedo e andar, andar, andar pelas ruas da cidade, sem hora para voltar. Almoçar em um restaurante de comida mineira, comer vários doces no João e Maria Doces e regressar carregado de coisas para sua cozinha, para sua casa. Repita o mesmo procedimento sempre. A vida seria muita chata sem doces e coisinhas para enfeitar nossas cozinhas e casas.

João e Maria Doces

Artes de Embu

Antiquidades

Arte Antiga em Embu

Embu das Artes para as Cozinhas Afetivas

Panelas de Embu

Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu próprio site.

Deixe um Comentário

*

Powered by WordPress | Designed by: Free MMO Games | Thanks to MMORPG List, Video Game Music and VPS hosting