A Cozinha Afetiva de Natal da Minha Mãe

Minhas memórias afetivas de Natal passam pela cozinha da minha mãe e pela capacidade criativa do meu pai. Na cozinha, tenho presente os sabores e aromas da Frigideira de Bacalhau, do Peru de Natal, do Queijo Palmyra e do Pão Doce de Natal. Todas as memórias culinárias não teriam sentido sem a capacidade criativa do meu pai na montagem do clima natalino, através dos presépios e grandes árvores de Natal com delicadas bolas de vidros e lâmpadas coloridas. Decoração de Natal sempre foi uma tradição na minha casa. Os presépios apresentavam a linguagem religiosa conhecida, porém sempre tiveram uma boa dose de modernidade e criatividade. Meu pai “tropicalizava” os presépios, incluindo praias com barquinhos, pracinhas com aspectos de cidade do interior brasileiro e até as típicas calçadas de Copacabana com pessoas passeando com carrinhos de bebês. Um exercício livre de cultura popular, sem qualquer preocupação com padrões, porém com muita estética. Decoração caseira de Natal e mesa com comidas natalinas são minhas melhores recordações.

Meu irmão herdou o gosto pelos presépios, que são montados entre a 1ª e 2ª semana de dezembro e desmontados após o dia 11 de janeiro, data que minha mãe fazia aniversário.

Toda esta movimentação de final de ano, mesmo sem a presença física dos meus pais, especialmente da minha mãe, é importante como um ritual de renovação. Gosto da sensação de recomeço. O Natal nos prepara para a virada do ano. Novo verão, novo carnaval, novo São João, novo, novo… e logo já teremos mais um novo Natal e um novo Ano Novo, com a mesma sensação de recomeço, de renovação. Façam suas promessas!

 

Mesa de Natal

Voc pode deixar um comentário, ou trackback do seu próprio site.

Deixe um Comentário

*

Powered by WordPress | Designed by: Free MMO Games | Thanks to MMORPG List, Video Game Music and VPS hosting