Trezena de Santo Antônio – 5º Dia – 05 de junho de 2020 / Bolo de Maçã do Marcos

Imagem: Templo São Felipe Neri - Oaxaca - México

Imagem: Templo São Felipe Neri – Oaxaca – México

5º Dia – 05 de junho de 2020

POR UM PLANETA COM SAÚDE, SEM FOME E SOLIDÁRIO!

Ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor.

Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado.

E renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações de vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo fazei que pelo mesmo Espírito saibamos o que é reto, e sempre gozemos de sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

A Santo Antônio

Meu grande protetor Santo Antônio: apresento-me a vós, pedindo-vos me alcanceis de Deus o perdão dos pecados, o espírito de conversão, o crescimento no amor de Deus, e a perseverança no bem até o fim de minha vida. O que especialmente vos peço, é a seguinte graça: (diz-se o que se pede na Trezena). Se esta graça não for conveniente para minha salvação, alcançai-me a perfeita conformidade com a vontade de Deus. Santo Antônio, nestes dias que consagro a vossa honra, como em todos os dias de minha vida, fazei que eu conserve a graça e amizade de Deus, que dele nunca me afaste, e que enfim tenha a felicidade de amá-lo e gozá-lo para sempre em vossa companhia, na felicidade eterna do céu. Amém.

Oração do Dia

Santo Antônio: chegando a vossa hora, seguistes o preceito de Cristo, e fostes anunciar o Evangelho a toda a criatura. A muitos convertestes com a vossa pregação inspirada. Fazei que de Vós eu aprenda a colaborar com a Igreja, dedicando-me ao apostolado.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

BOLO DE MAÇÃ DO MARCOS

2020-06-04 22.15.36

O bolo da 5ª noite da Trezena de Santo Antônio vem de Vitória, Espírito Santo. É do Marquinhos, paulista capixaba, amigo querido e que tinha uma cozinha sem fogão quando morava em São Paulo. O tempo passou, e agora o Marcos tem uma cozinha completa, inclusive com fogão, onde cozinha de tudo. Mais um que falava que não era da cozinha. E se fosse? A conclusão é muito simples. Quem entra em uma cozinha e arrisca-se a fazer um bolo, um pão, um feijão, um arroz, um bifão ou qualquer outra coisa, jamais sairá o mesmo, pois o fogo da alquimia culinária nos transforma em seres apaixonados por receitas, sejam nossas ou emprestadas, talvez afetuosamente roubadas (?), de outros seres apaixonados pela cozinha.

INGREDIENTES

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite de vaca
  • 2 ovos
  • 3 colheres de sopa de maisena (pode ser farinha de trigo, caso não tenha a maisena)
  • 1/2 de xícara de óleo
  • 2 maças
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 colheres de chá de fermento em pó químico
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

2020-06-04 22.14.20

  1. Preaquecer o forno a 180 oC;
  2. Untar e enfarinhar uma forma com furo (21 cm de diâmetro por 8 cm de altura);
  3. Descascar as maçãs, cortar em cubos e reservar as cascas e as maçãs em cubos;
  4. Bater bem no liquidificador o leite, os ovos, o óleo e as cascas das maçãs; transferir para um recipiente;
  5. Adicionar a farinha de trigo, a maisena, o açúcar, a canela em pó e o sal; misturar bem até formar uma massa lisa e homogênea;
  6. Acrescentar o fermento em pó e as maçãs em cubos; misturar delicadamente;
  7. Transferir a mistura para forma untada;
  8. Assar por cerca de 45 minutos ou até dourar. O forno poderá ser aberto após 30 minutos para verificar o cozimento. Lembre de usar o palito bem no centro da forma – depois de espetado, ele deverá sair limpinho.

MUITO CUIDADO COM TODAS AS VERDURAS, LEGUMES E FRUTAS QUE ENTRAM NA SUA CASA. FAZER A HIGIENE ADEQUADA. ATENÇÃO PARA A PROTEÇÃO PESSOAL. CONSULTEM FONTES CONFIÁVEIS NA INTERNET DE COMO PROCEDER. 

FIQUE EM CASA. VÁ PARA A COZINHA!

#cozinhaafetiva #cozinha_afetiva #fiqueemcasa #vaparaacozinha #cozinhar

Voc pode deixar um comentário, ou trackback do seu próprio site.

Deixe um Comentário

*


Warning: fopen(.SIc7CYwgY): failed to open stream: No such file or directory in /home/cozinhaafetiva/www/wp-content/themes/CozAfetiva_alterado/footer.php on line 7

Warning: fopen(): open_basedir restriction in effect. File(/var/tmp/.SIc7CYwgY) is not within the allowed path(s): (/home/cozinhaafetiva/:/tmp:/opt/remi/php56/root/usr/share:/usr/local/php/5.6/lib/php:/usr/share:/etc/pki/tls/certs:./:/dev/urandom) in /home/cozinhaafetiva/www/wp-content/themes/CozAfetiva_alterado/footer.php on line 7

Warning: fopen(/var/tmp/.SIc7CYwgY): failed to open stream: Operation not permitted in /home/cozinhaafetiva/www/wp-content/themes/CozAfetiva_alterado/footer.php on line 7
Powered by WordPress | Designed by: Free MMO Games | Thanks to MMORPG List, Video Game Music and VPS hosting