Reza e Receita – 01 a 13 de junho – Trezena de Santo Antônio

PHOTO-2020-05-30-17-17-55

De 01 a 13 de junho na Cozinha Afetiva [www.cozinhaafetiva.com.br] REZA de Santo Antônio. Acompanha uma deliciosa RECEITA para o mês das festas juninas. Este ano com receitas só de forno. Serão 13 bolos, doces e salgados, das cozinhas do Brasil.

De Salvador (Bahia) o Bolo de Tapioca da Ana e o Bolo Mole de Queijo da Denise; de Lauro de Freitas (Bahia) o Bolo de Banana da Tânia; de Feira de Santana (Bahia) o Bolo de Milho do Jucimar; de Campina Grande (Paraíba) o Bolo de Queijo do Reino do Joca; de Recife (Pernambuco) o Bolo de Leite do Serginho; de Rio Novo (Minhas Gerais) o Bolo Pudim Caçarola da Dona Marília; de São Paulo (São Paulo) a Torta de Maçã do Zé Alberto e de Olivença (Bahia) o Bolo de Puba da Dona Terezinha. Para fechar os 13 bolos, vamos ter um Pudim de Pão e 3 bolos salgados, de Atum, de Frango e de Couve Flor.

TREZENA DE SANTO ANTÔNIO

POR UM PLANETA COM SAÚDE, SEM FOME E SOLIDÁRIO!

Teto do Santuario de la Virgen de los Remedios [Cholula – Puebla – México]

Teto do Santuario de la Virgen de los Remedios
[Cholula – Puebla – México]

Nasceu em Lisboa – Portugal – no dia 15 de agosto de 1.195. Era filho de Martinho de Bulhões, descendente de valorosos cruzados, que ajudou D. Afonso Henrique (1.1106 – 1.185 – 1º rei de Portugal, fundador da nação portuguesa) na conquista de Lisboa do poder dos mouros, e de Dona Teresa Taveira, descendente do Rei das Astúrias. Santo Antônio morreu em 13 de junho de 1.217, uma terça feira. Este dia da semana é dedicado ao Santo em qualquer parte do mundo.

Na Bahia, em Pernambuco, no Rio de Janeiro e em vários estados do Brasil, comemora-se a Festa de Santo Antônio de 01 a 13 de junho. São 13 noites de rezas, festas, cantos, comidas e bebidas típicas e muita fé. Nas Trezenas dedicadas a Antônio cantam-se vários hinos com ingênuos versos, como o descrito abaixo, típico do estado de Pernambuco:

“Salve, ô Santo Antônio

Nosso padroeiro,

Enchei de alegria,

Pernambuco inteiro”

Na Bahia, temos várias formas de celebrar a Trezena de Santo Antônio, seja em casas de famílias ou nas igrejas:

  • O dono (a) da casa oferece uma das 13 noites a um amigo ou parente, que fica responsável pelos “comes e bebes” desta noite;
  • O dono (a) da casa realiza as rezas todas as noites, ficando responsável por toda a festa;
  • 13 amigos e/ou parentes reúnem-se para realizar a Trezena, uma noite em cada casa;
  • Também é comum efetuar a Trezena de forma intimista, só, na nossa casa ou onde estejamos. Tenho adotado este caminho a muitos anos, deixando a comemoração coletiva, com amigos e família, apenas para o dia 13.
  • As Igrejas também realizam as Trezenas, com missas diárias;
  • Cidades que tem o Santo como padroeiro realizam grandes festas durante os 13 dias da Trezena.

PHOTO-2020-05-30-17-17-56

MUITO CUIDADO COM TODAS AS VERDURAS, LEGUMES E FRUTAS QUE ENTRAM NA SUA CASA. FAZER A HIGIENE ADEQUADA. ATENÇÃO PARA A PROTEÇÃO PESSOAL. CONSULTEM FONTES CONFIÁVEIS NA INTERNET DE COMO PROCEDER. 

FIQUE EM CASA. VÁ PARA A COZINHA!

#cozinhaafetiva #cozinha_afetiva #fiqueemcasa #vaparaacozinha #cozinhar

Voc pode deixar um comentário, ou trackback do seu próprio site.

Deixe um Comentário

*

Powered by WordPress | Designed by: Free MMO Games | Thanks to MMORPG List, Video Game Music and VPS hosting