Lenda dos Pães de Santo António

Andor da caminhada em celebração ao milagre dos pães Santo António, em Irará / Bahia - 2018

Andor da caminhada em celebração ao milagre dos pães Santo António, em Irará / Bahia – 2018

Santo António de Lisboa (ou de Pádua) é um dos santos mais populares de Portugal. O santo nasceu em Lisboa nos finais do século XII e o seu nome de batismo era Fernando de Bulhões, jovem religioso piedoso, que ingressou em 1210 na ordem de Santo Agostinho e mais tarde tornou-se frade franciscano.

Estando um dia no convento lisboeta de São Vicente, o jovem António condoeu-se dos pobres da cidade. Levado pela piedade, tirou os pães das cozinhas do seu convento e distribui-os pelos esfomeados que todos os dias esmolavam pelas ruas.

O farde despenseiro, porém, depressa deu pela cozinha vazia de pão. E como a fama caritativa de António já era conhecida, o frade interpelou-o, pedindo-lhe contas pelos pães que ele supostamente retirara.

Ide ver melhor a vossa despensa, irmão.”, respondeu-lhe Santo António, tranquilo. “Vereis que os pães estão no seu lugar.

Desconfiado e cético, o frade despenseiro assim fez. Mas qual não foi o seu espanto quando constatou que os pães estavam, de fato, na despensa do convento. Nascia assim o milagre dos pães de Santo António, nascendo também a lenda de Santo António, um dos mais afamados santos da igreja e um dos mais milagreiros, dizem as lendas.

Referência – Museu de Pão / Seia – Portugal

Caminhada em celebração ao milagre dos pães Santo António, em Irará / Bahia - 2018

Caminhada em celebração ao milagre dos pães Santo António, em Irará / Bahia – 2018

Voc pode deixar um comentário, ou trackback do seu próprio site.

Deixe um Comentário

*

Powered by WordPress | Designed by: Free MMO Games | Thanks to MMORPG List, Video Game Music and VPS hosting