Bolo de Festa

2017-11-15 10.48.35-2

Nem é aniversário, mas Ercilia e Carlão foram para a cozinha e fizeram bolo de festa, com recheio de doce de leite e cobertura glacê durinha com gostinho de antigamente… e eu ganhei um potinho, também como se fazia antigamente, coisa de família e vizinhos, lá dos interiores do Brasil. Agora, para manter a tradição, e tradição de cozida é para ser mantida, não posso devolver o potinho vazio. Manda a etiqueta, esperar até fazer uma coisa gostosa na minha cozinha para devolver o pote cheio, afinal, gentileza e afeto culinário geram gentileza e afeto culinário.

——————————-

O comentário de um amigo [Joca] sobre o “potinho” de bolo … “Potinho é coisa de hoje, “antes”, era um pratinho, mas não qualquer pratinho, o mais bonito que se tivesse em casa, ou uma travessa poderosa com enfeites nas bordas e frisos dourados a realçar a decoração da peça, o conteúdo deveria ser coberto com um paninho bordado, limpíssimo e engomado, e assim a iguaria circulava de uma casa a outra sendo orgulhosamente exibida no trajeto, e invejosamente desejada por todos que a viam embora o conteúdo estivesse oculto. A devolução do pratinho e paninho deveria ser feita do mesmo modo”.

——————————-

O comentário de uma amiga [Bel] sobre o “potinho” de bolo … “Sou do tempo dos potinhos… mas lá em casa tinha que ser tupeware … minha mãe chegou a ser revendedora … fazia reunião lá em casa… e ai de quem não devolvesse o tupeware dela …”
——————————-
Paninhos de antigamente para cobrir potinhos e pratinhos do vai e vem culinário … das memórias das cozinhas dos amigos.
2017-11-15 11.56.17
Voc pode deixar um comentário, ou trackback do seu próprio site.

Deixe um Comentário

*

Powered by WordPress | Designed by: Free MMO Games | Thanks to MMORPG List, Video Game Music and VPS hosting