Risoto de Vatapá e Frango com Óleo de Coco e Manteiga de Coco

É tempo de dendê e dos derivados do coco. Semana Santa sempre me traz deliciosos sabores coloridos da Bahia, da minha casa materna, das comidas que minha mãe e irmãs faziam na 5a feira e na 6a feira Santa.

Não estou nem aí para o disse me disse sobre o óleo de coco. Com que autoridade se levantam a possibilidade que óleo de coco não faz bem a saúde? Minha bisavó se lambuzada de óleo de coco por dentro e por fora. Minha avó também usava, e ainda me lembro do prateado cabelo dela cheirando a cocada. Minha mãe herdou o hábito e usava em tudo. Com minha mãe aprendi a usar … uso, uso, uso e vou continuar usando, mesmo que não trabalhasse com ele. Para mim é uma questão de herança culinária, é ancestral. Não me reconheço sem os hábitos culinários que herdei da minha família, e óleo de coco é um hábito importante na minha vida, na minha cozinha.

Se o óleo não faz bem a saúde, então devo entender que não deveria usar leite de coco e coco ralado? É isso? É? Afinal o óleo está presente no leite e no ralado. Ou não? Ou será que a birra é só com o óleo? Então, devo parar de fazer e comer vatapá, cocada, quindim, doce de coco, moqueca, bolo … é isso mesmo? Está bom! Só espero viver os anos que minha bisavó, avó e mãe viveram tomando e se lambuzando com óleo de coco.

E para já entrar no clima da Semana Santa, vamos a uma receita nova de Risoto de Vatapá e Frango com Óleo de Coco e Manteiga de Coco.

Bom apetite e vida longa!

Bater no liquidificador: 3 tomates maduros + 1/2 pimentão + 2 cebolas médias + 3 colheres de sopa de amendoim torrado sem casca + 3 colheres de sopra de casinha de cajú sem casca + 5 dentes de alho + 4 colheres de sopa de manteiga de coco (uso COPRA)  + 1/2 xícara de camarão seco com casca e cabeça (sem olhos) + 1 xícara de água

Bater no liquidificador:
3 tomates maduros sem caroços + 1/2 pimentão + 2 cebolas médias + 3 colheres de sopa de amendoim torrado sem casca + 3 colheres de sopa de castanha de caju torrada sem casca + 5 dentes de alho + 5 colheres de sopa de manteiga de coco (uso COPRA) + 1/2 xícara de camarão seco com casca e cabeça (sem olhos) + 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem + 1 xícara de água + gengibre, coentro, cebolinha, sal e pimenta do reino a gosto

Bater até formar um creme homogêneo.

Bater até formar um creme homogêneo.

Em uma panela funda, selar cerca de 650 g de peito de frango sem pele e sem gordura com 3 colheres de sopa de óleo de coco extravirgem (uso COPRA). Adicionar 1 xícara de arroz (tipo japonés) e 1/2 xícara de camarão seco sem casca e cabeça. Misturar bem e dourar. Adicionar o creme de tempero batido e 2 colheres de sopa de azeite de dendê. Cozinhar em fogo baixo até o arroz ficar molinho (não gosto al dente), adicionando água quente, se necessário. Finalizar com uma colher de azeite de oliva extravirgem.

Em uma panela funda, selar cerca de 650 g de peito de frango sem pele e sem gordura com 3 colheres de sopa de óleo de coco extravirgem (uso COPRA).
Adicionar 1 xícara de arroz (tipo japonês) e 1/2 xícara de camarão seco sem casca e cabeça.
Misturar bem e dourar.

Adicionar o creme de tempero batido e 2 colheres de sopa de azeite de dendê. Cozinhar em fogo baixo até o arroz ficar molinho (não gosto al dente), adicionando água quente, se necessário.

Adicionar o creme de tempero batido e 2 colheres de sopa de azeite de dendê.
Cozinhar em fogo baixo até o arroz ficar molinho (não gosto de al dente), adicionando água quente, se necessário.

Finalize no prato com azeite de oliva extravirgem ou óleo de coco extravirgem. Bom apetite!

Finalizar no prato com azeite de oliva extravirgem ou óleo de coco extravirgem.
Bom apetite!

 

 

Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu próprio site.

1 Comentário » de “Risoto de Vatapá e Frango com Óleo de Coco e Manteiga de Coco”

  1. Iuriê da Silva Madeira disse:

    Bom dia!
    Quem disse que óleo e Coco faz mal? Sei que faz muito bem à saúde. Adorei qdo você disse que os cabelos prateados e brilhantes da tua avó, cheirava à cocada!
    Os meus também devem cheirar!
    Uso por dentro e por fora. Devo cheirar a cocada também! Adorei a tua história!
    Beijos

Deixe um Comentário

*

Powered by WordPress | Designed by: Free MMO Games | Thanks to MMORPG List, Video Game Music and VPS hosting