JANTAR DE 2013 PARA OGUM E IEMANJÁ

OGUM

Ogum (em yoruba: Ògún) é, na mitologia yoruba, o orixá ferreiro, senhor dos metais. O próprio Ogum forjava suas ferramentas, tanto para a caça, como para a agricultura e para a guerra. Na África seu culto é restrito aos homens, e existiam templos em Ondo, Ekiti e Oyo. Era o filho mais velho de Oduduwa, o fundador de Ifé, identificado no jogo do merindilogun pelos odu etaogunda, odi e obeogunda, representado materialmente e imaterial pelo candomblé, através do assentamento sagrado denominado igba ogun.

Ogum é considerado o primeiro dos orixás a descer do Orun (o céu), para o Aiye (a Terra), após a criação, um dos semideuses visando uma futura vida humana. Em comemoração a tal acontecimento, um de seus vários nomes é Oriki ou Osin Imole, que significa o “primeiro orixá a vir para a Terra”.

Ogum foi provavelmente a primeira divindade cultuada pelos povos yorubá da África Ocidental. Acredita-se que ele tenha wo ile sun, que significa “afundar na terra e não morrer”, em um lugar chamado ‘Ire-Ekiti’.

É também chamado por Ògún, Ogoun, Gu, Ogou, Ogun e Oggún. Sua primeira aparição na mitologia foi como um caçador chamado Tobe Ode.

Oração

Ogum, meu Pai – Vencedor de demanda, poderoso guardião das Leis, Chamá-lo de Pai é honra, esperança, é vida.
Vós sois meu aliado no combate às minhas inferioridades.
Mensageiro de Oxalá – Filho de OLORUN.
Senhor, Vós sois o domador dos sentimentos espúrios, depurai com Vossa espada e lança, minha consciente e inconsciente baixeza de caráter.
Ogum, irmão, amigo e companheiro, continuai em Vossa ronda e na perseguição aos defeitos que nos assaltam a cada instante.
Ogum, glorioso Orixá, reinai com Vossa falange de milhões de guerreiros vermelhos e mostrai por piedade o bom caminho para o nosso coração, consciência e espírito.
Despedaçai, Ogum, os monstros que habitam nosso ser, expulsai-os da cidadela inferior.
Ogum, Senhor da noite e do dia e de mãe de todas as horas boas e más, livrai-nos da tentação e apontai o caminho do nosso Eu.
Vencedor contigo, descasaremos na paz e na Glória de OLORUN.
Ogumhiê Ogum.
Glória a OLORUN!

IEMANJÁ

Iyemanjá, Yemanjá, Yemaya, Iemoja, Iemanjá ou Yemoja é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá Yèyé omo ejá (“Mãe cujos filhos são peixes”), identificada no merindilogum (um tipo de jogo de búzios) pelos odus ejibe e ossá. É representado no canbomblé através do assentamento sagrado denominado igba yemanja. É considerada a mãe dos outros Orixás, personificada como uma matrona, bela, de seios enormes, símbolo da maternidade fecunda e nutritiva, e as mães são as autoridades supremas das Cozinhas Afetivas. Mães são as provedoras maiores da comida afetiva e nutritiva.

  “Iemanjá, rainha do mar, é também conhecida por dona Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá e Maria, no paralelismo com a religião católica. Aiocá é o reino das terras misteriosas da felicidade e da liberdade, imagem das terras natais da África, saudades dos dias livres na floresta.”  — Jorge Amado

Oração

“Vós que governais as águas, derramai por sobre a humanidade a vossa proteção, fazendo assim Divina Mãe, uma descarga em seus corpos materiais, limpando suas almas e incutindo em seus corações o respeito e a veneração devida a essa força da natureza que simbolizais.

Fluidificai nossos espíritos e despertai nossa matéria de todas as impurezas que hajam adquirido. Permiti que vossas falanges nos protejam e amparem, assim o fazendo com toda a humanidade, nossa irmã. Salve Iemanjá, Rainha dos mares.” (Livro: Iemanjá de J. Edson Orphanake).

O JANTAR DA VIRADA DE 2012 PARA 2013, ANO REGIDO POR OGUM E IEMANJÁ

 Para montar o cardápio do jantar, utilizamos receitas e ingredientes que na tradição destes Orixás são considerados oferendas. Com licença de Ogum e Iemanjá misturamos livremente estes ingredientes e receitas, criando pratos comuns aos dois Orixás.

FRIGIDEIRA DE BACALHAU

 A receita pode ser encontrada no post A Cozinha Afetiva de Natal da Minha Mãe – A Frigideira de Bacalhau de 21 de dezembro de 2010. Incluímos nos ingredientes 4 colheres de sopa de azeite-de-dendê em homenagem aos Orixás.

 ARROZ DE LEITE DE COCO

1 – Ingredientes

  • ½ xícara de arroz
  • ½ xícara de leite de coco
  • Azeite de oliva extra virgem
  • Sal a gosto

2 – Modo de Preparo

  1. Cozinhe bem o arroz em água e sal até formar uma papa, escorra;
  2. Junte o leite de coco e leve ao fogo até secar bem;
  3. Transfira para uma fôrma de pudim ou de bolo umedecida com azeite de oliva;
  4. Deixe esfriar e desenformar.

FAROFA DE CEBOLA RALADA E MEL

1 – Ingrediente (quantidade a critério de quem prepara)

  • Farinha de mandioca (da Bahia, de preferência)
  • Camarão seco sem casca
  • Cebola ralada
  • Alho socado
  • Manteiga
  • Mel
  • Sal a gosto 

2 – Modo de Preparo

  1. Doure a cebola, o alho e o camarão seco na manteiga;
  2. Adicione o mel e logo em seguida a farinha de mandioca;
  3. Ajuste o sal a gosto;
  4. Misture bem até dourar levemente a farinha.

MANJAR BRANCO

1 – Ingredientes

  • 2 colheres sopa de Maisena
  • ½ xícara de leite de coco
  • 1 xícara de leite
  • ¼ de xícara de açúcar
  • Mel 
  • Raspas de laranja

2 – Modo de Preparo

  1. Dissolver a Maizena no leite frio;
  2. Juntar os outros ingredientes e levar ao fogo mexendo até engrossar;
  3. Transfira para uma fôrma de pudim molhada;
  4. Deixe esfriar e desenforme;
  5. Sirva gelado com mel a gosto.
Voc pode deixar um comentário, ou trackback do seu próprio site.

Deixe um Comentário

*


Warning: fopen(.SIc7CYwgY): failed to open stream: No such file or directory in /home/cozinhaafetiva/www/wp-content/themes/CozAfetiva_alterado/footer.php on line 7

Warning: fopen(): open_basedir restriction in effect. File(/var/tmp/.SIc7CYwgY) is not within the allowed path(s): (/home/cozinhaafetiva/:/tmp:/opt/remi/php56/root/usr/share:/usr/local/php/5.6/lib/php:/usr/share:/etc/pki/tls/certs:./:/dev/urandom) in /home/cozinhaafetiva/www/wp-content/themes/CozAfetiva_alterado/footer.php on line 7

Warning: fopen(/var/tmp/.SIc7CYwgY): failed to open stream: Operation not permitted in /home/cozinhaafetiva/www/wp-content/themes/CozAfetiva_alterado/footer.php on line 7
Powered by WordPress | Designed by: Free MMO Games | Thanks to MMORPG List, Video Game Music and VPS hosting