Megas Empadinhas Maneiras do Sandro

Megas Empadinhas Maneiras do Sandro

Inicialmente nunca entendi como um salgadinho – para mim o mais delicioso dos salgadinhos – de aspecto, sabor e textura tão especial pode ter uma massa denominada de “podre”. Massa podre, massa para fazer empadinhas. Passei minha infância ouvindo minha mãe e irmãs usando esta denominação, e na minha incompreensão infantil não entendia a dualidade do leite estragado, podre, esquecido sobre a pia da cozinha e que seria descartado no lixo, e o preparo da massa podre para elaboração das empadas. Podre, então, no meu cotidiano infantil era uma palavra que transitava entre dois extremos; prazer gustativo e repugnância.

Passaram os anos e continuo apaixonado por empadas. Massa podre no Brasil, massa quebrada em Portugal. O sentido “podre” está associado aos aspectos frágil, quebradiço, sem liga, que as massas para empadas devem apresentar.

Apesar de guardar a memória infantil da minha mãe e irmãs fazendo empadas, fiquei distante do preparo caseiro por longos anos. Meu consumo, controlado, pois sou compulsivo por este salgadinho, limitam-se as lanchonetes e bares espalhados pelas cidades do Brasil, especialmente o Rio de Janeiro, que considero o paraíso dos salgadinhos brasileiro (um dia ainda irei falar de outra paixão: joelho, um enroladinho de queijo e presunto vendido em todos os cantos da cidade maravilhosa).

Fazer empadas não é fácil. Precisa-se de muita habilidade culinária e paciência. Difícil encontrar alguém com disposição para encarar horas de preparo na cozinha. O Alessandro Laino – Sandro – carioca (tinha de ser carioca, terra dos salgadinhos), residente em Petrópolis, tem todas as habilidades necessárias e enfrente com paciência e maneirismo a tarefa. Dono de uma receita oral herdada da sua avó, da sua mãe, do seu pai e da vivência na cozinha, onde a família Laino reúne-se para preparar e degustar fornadas de empadinhas dos mais variados sabores.

Com uma vasta memória culinária, Sandro foi sabotando carinhosamente, ao longo dos anos, todas as receitas que teve contato até formar sua própria receita de empadas. Massa podre ao ponto. Azeite de oliva extra virgem e queijo ralado parmesão como ingredientes adicionais. Recheios variados e muitas dicas herdadas das reuniões familiares. Sandro é um habilidoso e especial preparador de megas empadinhas maneiras. “Mega” e “maneiro” por conta da cultura linguística, da gíria e do sotaque carioca de quem nasceu no Rio e sabe aproveitar tudo de bom que uma cidade maravilhosa possa ofertar, desde o mar e o sol até as delicias da cozinha de origem, especialmente, portuguesa.

Os 4 Sabores da Megas Empadinhas Maneiras do Sandro: Frango, 3 Queijos, Geleia de Damasco com Requijão Cremoso e Geleia de Goiaba com Queijo Minas

História:

De origem desconhecida, é encontrada em vários países. Provavelmente, tem origem nos pastelões portugueses, que consistiam em grandes tortas salgadas, com recheios diversos, com forte influência medieval. A etimologia da palavra empada é uma simplificação para a palavra empanada (também usada no idioma espanhol), com origem no latim panis, que significa pão. O significado mais próximo seria de iguaria de massa com recheio normalmente de carne, tampada com a própria massa. Nos Estados Unidos da América pode-se encontrar uma empada de frango, chamada chicken pie. Na Inglaterra encontra-se uma empada de frango e cogumelos e a famosa Melton Mowbray Pie, recheada com carne de porco picada e colágeno.

Megas Empadinhas Maneiras do Sandro

1 – INGREDIENTES DA MASSA

  • 5 xícaras de farinha de trigo
  • 400 gramas de manteiga com sal
  • 2 gemas de ovos
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
  • 1 gema de ovo para pincelar

2 – MODO DE PREPARO

Modo de Preparo - Passo a Passo

  1. Misture 4 xícaras da farinha de trigo com a manteiga em um recipiente. Amasse bem;
  2. Adicione as gemas, continue misturando a massa e logo em seguida adicione o queijo ralado;
  3. Adicione o azeite de oliva, misture bem e em seguida incorpore a última xícara de farinha de trigo lentamente, até a massa atingir o ponto de soltar das mãos e do recipiente;
  4. Separe uma parte da massa para formar as tampinhas das empadas;
  5. Pegue pequenos pedaços da massa restante e forme a base e laterais das empadas em forminhas de alumínio, modelando-as com as pontas dos dedos. Reserve;
  6. Adicione o recheio de sua preferência;
  7. Coloque a massa reservada para as tampinhas sobre uma folha de plástico e cubra com outra folha de plástico. Abra a massa com ajuda de um rolo;
  8. Corte as tampinhas das empadas usando uma forminha como molde (reutilize as sobras);
  9. Tampe as empadas e pincele com gema de ovo;
  10. Leve ao forno (180 oC) em assadeira, até dourar;
  11. Deixe esfriar e desenforme.

Modo de Preparo - Passo a Passo

3 – RECHEIOS USADOS NA RECEITA

SABOR 3 QUEIJOS - Queijo minas, queijo parmesão e queijo gorgonzola na proporção de sua preferência. Bater no liquidificar com leite até formar uma massa lisa, homogênea e cremosa.

SABOR FRANGO COM CURRY - Frango desfiado com azeitonas e temperado com cebola, alho, pimenta do reino, sal e curry.

SABOR GELEIA DE DAMASCO COM REQUIJÃO CREMOSO

SABOR GELEIA DE GOIABA COM QUEIJO MINAS

4 – DICAS

  1. No recheio de frango usar um pouco de farinha de trigo para deixar o caldo consistente;
  2. Não usar os recheios quentes, pois prejudica o cozimento das empadas quando levadas ao forno;
  3. Misture a gema do ovo para pincelar com um pouco de azeite de oliva, pois melhora a consistência para aplicação nas superfícies das empadas;
  4. As empadas com recheios de geleias não devem ser tampadas;
  5. Não necessita untar as forminhas;
  6. Na falta de plástico para abrir a massa das tampinhas, pode-se usar folhas de papel alumínio;
  7. A limpeza das forminhas deve ser efetuada a seco, usando apenas papel toalha;
  8. Esta receita rendeu cerca de 20 empadinhas fechadas e 30 empadinhas abertas.

Para Alessandro Laino que revigorou minha memória afetiva culinária do fazer empadinhas em casa!

Voc pode deixar um comentário, ou trackback do seu próprio site.

3 Comentários de “Megas Empadinhas Maneiras do Sandro”

  1. jumar disse:

    Oi Priscila, empadinhas de queijo, em geral, ressecam um pouco quando frias (eu gosto assim mesmo). Se desejar, pode misturar o queijo e o presunto com um pouco de requeijão cremoso. Boa festa!!

  2. PRISCILA disse:

    bom dia amo empadinhas, sua receita irei fazer para a festinha da minha filha vou dobrar a receita pois acredito que fará sucesso né.
    amei o recheio 3 queijos vou arriscar e fazer…. pode picar o presunto e queijo em quadradinhos e colocar como recheio?? será que não vai ficar ressecado o queijo?? calabresa tb pode???

  3. juliana disse:

    Olá Sandro, parecem estar deliciosas..mas confesso que não consigo acertar o ponto podre da massa..Já testei várias receitas e não fica do jeito que eh pra ficar. Anotei as receitas e a dica de empregar o recheio frio…muito bom….Parabéns pelo capricho! !!!…abraços. .Juliana.

Deixe um Comentário

*

Powered by WordPress | Designed by: Free MMO Games | Thanks to MMORPG List, Video Game Music and VPS hosting