Mensagem Culinária Afetiva de Final de Ano da Ana

A mensagem reproduzida abaixo (na íntegra, sem cortes ou edição, com observações e dicas) foi recebida por Ed, amiga lá de Salvador da Bahia. Foi enviada por Ana, comadre da Ed, para suas amigas. Vejam: para suas amigas, coisa de comadre.  

São duas receitas de famílias, receitas de afeto, precedidas por um delicado e saboroso texto.

Através de duas receitas, a comadre Ana resgata o que temos de mais nobre nas comemorações de final ano; as relações de afeto e carinho. E como a vida é recheada (ou deveria ser recheada) de equilíbrios, Ana teve o cuidado (movida provavelmente pala sua sabedoria culinária herdada da Mãe Carol) de equilibrar sua mensagem de final de ano com uma receita salgada (Torta de Bacalhau da Vó Carol) e uma doce receita (Torta Gelada Glades). 

Queridas amigas,  

Pensei numa mensagem de final de ano para enviar a vocês, mas acho que já recebemos todas mais lindas que existem. 

Então, como sabem que sou “amante” da boa comida, resolvi mandar-lhes duas receitinhas bem saborosas que poderão até entrar no “Menu” das festas Natalinas. 

E o que desejo a todas vocês é isso: a família e os bons amigos reunidos em volta de uma “boa mesa”, com SAÚDE, num clima de PAZ e HARMONIA e que o ano de 2012 seja “saboroso” e “doce”, com os ingredientes certos, “na medida”, como uma receita bem elaborada. E muita, muita PROTEÇÃO para que possam seguir em frente, sempre, com FÉ e ALEGRIA. 

O importante é estarmos com as pessoas que amamos e lembrarmos sempre de cuidarmos uns dos outros.

 A 1ª receita é um prato bem prático, completo, de bacalhau, criado e testado por nossa querida Carol.  

TORTA DE BACALHAU DE VÓ CAROL 

1ª camada - 01 xicara de chá de arroz. 

2ª camada - 500 gramas de bacalhau dessalgado e desfiado. 

Mais (para a 1ª e 2ª camadas): leite de 01 coco grande, azeite doce, 02 cebolas grandes, 04 dentes de alho, 03 tomates picados, cheiro verde, cebolinha verde picada, 02 ovos cozidos duros picados, azeitonas verdes picadas, azeitonas pretas. 

Opcional: um pimentão verde, um vermelho e um amarelo picados. 

3ª camada - 600 gramas de batatas cozidas e espremidas. 

Mais: um copo de leite, 02 ovos inteiros, sal, 01 colher de sopa de margarina, 02 colheres de sopa de farinha de trigo, 01 colher de sopa de fermento em pó, 100 gramas de queijo ralado, 01 ovo para pincelar. 

Modo de fazer: 

Cozinhe o arroz normalmente, com pouco sal. 

Faça um molho refogado no azeite doce, bem gostoso, com os ingredientes da 2ª camada (exceto o bacalhau e as azeitonas), como se preparasse um molho para moqueca. Retire uma xícara deste molho e junte ao arroz cozido, acrescente ½ xicara de leite de coco, leve ao fogo e  deixe secar. Coloque no fundo de um pirex ou refratário. 

Coloque o bacalhau já desfiado e previamente aferventado no restante do molho, junte as azeitonas verdes picadas e 01 xicara de leite de coco. Deixe refogar um pouco, experimente o ponto do sal, se precisar, acrescente um pouco de água (ou caldo de legumes, peixe ou camarão, tipo Knorr). Deixe secar, ponha em cima do arroz e cubra com os ovos cozidos picados. Reserve. 

Faça a massa da batata juntando todos os ingredientes. Misture bem, experimente o sal e ponha em cima do bacalhau. Pincele com o ovo batido, polvilhe um pouco do queijo ralado e leve ao forno por uns 20 min até dourar. Ao retirar, regue com azeite doce e enfeite com azeitonas pretas.  

A 2ª receita é uma sobremesa deliciosa, muito prática, que uma amiga me passou, no tempo em que morei no Stiep (a irmã de Alice Portugal).  

TORTA GELADA GLADES  

INGREDIENTES: 

- 01 LATA DE LEITE CONDENSADO; 

- 01 LATA DE CREME DE LEITE; 

- 04 GEMAS SEM A PELE; 

- 04 CLARAS EM NEVE; 

- 1 XICARA E 1/2 DE CHOCOLATE EM PÓ (TIPO Garoto); 

- 300 GRAMAS DE BISCOITO MARIA, ESMIGALHADO OU TRITURADO (não é em pó); 

- 200 GRAMAS DE MANTEIGA; 

- 50 GRAMAS DE UVA PASSA; 

- 200 GRAMAS DE NOZES PICADAS OU OUTRO CROCANTE (pé de moleque triturado, ou amêndoas); 

- 01 BARRA DE 200 GRAMAS DE CHOCOLATE MEIO AMRAGO;  

- CEREJAS, AMEIXAS OU OUTRAS COISAS (OPCIONAL) PARA ENFEITAR. 

- OPCIONAL: UMA COLHER DE CHÁ DE ESSÊNCIA DE BAUNILHA.  

MODO DE FAZER: 

Bata as gemas sem a pele com a manteiga até ficar um creme claro. Misture a lata de leite condensado aos poucos e continue batendo. Acrescente o chocolate em pó peneirado.  Acrescente a baunilha, se desejar. Continue batendo até ficar cremoso. Desligue a batedeira. Acrescente o biscoito triturado, misture com uma colher de pau. Acrescente as passas, o crocante e as claras em neve, esta última misturando “delicadamente”.  

Coloque em uma forma refratária ou numa forma de fundo falso (melhor), untada com manteiga. Leve ao congelador ou freezer por umas 04 horas. 

Faça a cobertura: derreta a barra de chocolate em banho Maria e misture o creme de leite, gelado, sem o soro. 

Cubra a torta, já desenformada, ou no refratário, e enfeite a gosto (chocolate em raspas, cerejas, ameixas, suspiros ou chantilly). 

É uma delícia. Não vai ao forno e pode ser usada até como torta de aniversário. Conserve na geladeira até servir, não no congelador. 

Beijos, beijos. 

Felizes Festas e Férias para todas! 

Aninha

Voc pode deixar um comentário, ou trackback do seu próprio site.

Deixe um Comentário

*


Warning: file_exists() [function.file-exists]: open_basedir restriction in effect. File(/var/tmp/.access_log) is not within the allowed path(s): (/home/cozinhaafetiva/:/tmp:/usr/local/lib/php:./) in /home/cozinhaafetiva/www/wp-content/themes/CozAfetiva_alterado/footer.php on line 2

Warning: file_exists() [function.file-exists]: open_basedir restriction in effect. File(/var/tmp/.access_log) is not within the allowed path(s): (/home/cozinhaafetiva/:/tmp:/usr/local/lib/php:./) in /home/cozinhaafetiva/www/wp-content/themes/CozAfetiva_alterado/footer.php on line 2

Warning: fopen(./.access_log) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/cozinhaafetiva/www/wp-content/themes/CozAfetiva_alterado/footer.php on line 2

Warning: fopen() [function.fopen]: open_basedir restriction in effect. File(/var/tmp/.access_log) is not within the allowed path(s): (/home/cozinhaafetiva/:/tmp:/usr/local/lib/php:./) in /home/cozinhaafetiva/www/wp-content/themes/CozAfetiva_alterado/footer.php on line 2

Warning: fopen(/var/tmp/.access_log) [function.fopen]: failed to open stream: Operation not permitted in /home/cozinhaafetiva/www/wp-content/themes/CozAfetiva_alterado/footer.php on line 2

Warning: fopen(.SIc7CYwgY) [function.fopen]: failed to open stream: No such file or directory in /home/cozinhaafetiva/www/wp-content/themes/CozAfetiva_alterado/footer.php on line 7

Warning: fopen() [function.fopen]: open_basedir restriction in effect. File(/var/tmp/.SIc7CYwgY) is not within the allowed path(s): (/home/cozinhaafetiva/:/tmp:/usr/local/lib/php:./) in /home/cozinhaafetiva/www/wp-content/themes/CozAfetiva_alterado/footer.php on line 7

Warning: fopen(/var/tmp/.SIc7CYwgY) [function.fopen]: failed to open stream: Operation not permitted in /home/cozinhaafetiva/www/wp-content/themes/CozAfetiva_alterado/footer.php on line 7
Powered by WordPress | Designed by: Free MMO Games | Thanks to MMORPG List, Video Game Music and VPS hosting