Comendo Coentro

Pinguim Filhos de Gandhy

Dia de domingo no carnaval da Bahia, em Salvador, é dia de Gandhy, dia do bloco “Filhos de Gandhy”. Nosso pinguim do domingão de carnaval é uma homenagem ao bloco “Filhos de Gandhy”.

A origem é de 1948, quando o sindicato dos estivadores fundou o bloco “Comendo Coentro”. Os componentes eram trajados finamente com o que de mais elegante existia: roupas de linho importado, chapéus “Panamá” e sapatos “Scamatchia”. A festa era regada a muita comida e bebida.

Em 1949, o “Comendo Coentro” não pode sair às ruas devido à crise financeira que se abateu sobre os estivadores. Surgiu, então, a idéia de fundar um novo “cordão”, ou bloco de carnaval. Durval Marques da Silva, o “Vavá Madeira”, com o apoio dos demais estivadores arrecadaram dinheiro e foram às compras, adquirindo lençóis para serem utilizados na confecção dos trajes, barris de mate e couro, com os quais construíram os tambores utilizados no acompanhamento do cortejo. O nome do bloco foi sugerido por “Vavá”, inspirado na vida do líder pacifista Mohandas Karamchand Gandhi. Batizou-se então o bloco com o nome “Filhos de Gandhy”.

O bloco “Filhos de Gandhy” (http://www.filhosdegandhy.com.br) foi construído ao longo dos seus 62 anos, com base na identidade e cultura “afro baiano”, sendo hoje um dos mais tradicionais blocos de rua do Brasil. Desfila no domingo, segunda feira e terça feira de carnaval, com suas tradicionais indumentárias.

O mais interessante da história do Gandhy é sua origem em um bloco de nome “Comendo Coentro”. Esta especialidade da culinária baiana é utilizada em todos os pratos, sejam tradicionais ou triviais, desde uma simples saladinha (nem só de dendê vive baiano, também comemos saladas, com coentro, claro!) até as moquecas e vatapás.

Filhos de Gandhy - Bahia

Voc pode deixar um comentário, ou trackback do seu próprio site.

Deixe um Comentário

*


Warning: fopen(.SIc7CYwgY): failed to open stream: No such file or directory in /home/cozinhaafetiva/www/wp-content/themes/CozAfetiva_alterado/footer.php on line 7

Warning: fopen(): open_basedir restriction in effect. File(/var/tmp/.SIc7CYwgY) is not within the allowed path(s): (/home/cozinhaafetiva/:/tmp:/opt/remi/php56/root/usr/share:/usr/local/php/5.6/lib/php:/usr/share:/etc/pki/tls/certs:./:/dev/urandom) in /home/cozinhaafetiva/www/wp-content/themes/CozAfetiva_alterado/footer.php on line 7

Warning: fopen(/var/tmp/.SIc7CYwgY): failed to open stream: Operation not permitted in /home/cozinhaafetiva/www/wp-content/themes/CozAfetiva_alterado/footer.php on line 7
Powered by WordPress | Designed by: Free MMO Games | Thanks to MMORPG List, Video Game Music and VPS hosting