Pé-de-Moleque do Amazonas

Café Regional Priscila

Pé-de-Moleque no estado do Amazonas não é um doce de amendoim, crocante e caramelizado. Pé-de-Moleque da Amazônia é um bolo de massa de mandioca, com castanha do Brasil (castanha do Pará) e assado na folha de bananeira.

O local é o Café Regional Priscila (Rua da Cachoeira, 23), localizado na cidade de Presidente Figueiredo, estrada para as cachoeiras de Iracema e Araras. O Café Priscila é um ponto de parada obrigatória, onde encontramos todas as delicias da culinária afetiva do Amazonas: tapioca (mais de 30 tipos), banana frita, pamonha, sucos (cupuaçu, graviola, taperebá*…), doces regionais, sanduiches (mais de 15 tipos: tucumã**+queijo, banana frita, carne de sol, ovo frito…) e bolos diversos, com destaque para o Pé-de-Moleque, também conhecido como “Bolo de Índio”, segundo uma simpática atendente que chama todos os clientes de “Coração”. O Pé-de-Moleque é feito com massa de mandioca, garapa de açúcar, manteiga (muita, muita manteiga), sal, açúcar, erva doce e cravinho (cravo da Índia). A massa é pré-cozida, moldada em folha de bananeira e assada em forno a lenha na chapa de ferro.

Forno a Lenha com Chapa de Ferro

O estabelecimento é uma herança culinária afetiva, com 5 pontos, inclusive em Manaus, onde as receitas foram passadas de mãe para filhos. O nome é uma homenagem à filha mais velha que iniciou o negócio com a matriarca. O Café Regional Priscila da Rua da Cachoeira é administrado por um dos filhos, André, que de forma espetacular conduz o forno a lenha, onde são preparadas as deliciais culinárias desta família amazonense.

(1) Massa Pré-Cozida

(2) Bolo Assado na Folha da Bananeira

(3) Bolo Pé-de-Moleque do Amazonas

Taberebá* - O cajá é o fruto da cajazeira (Spondias mombin). É também chamada de ambaló, ambaró, cajá-mirim, cajazinha, tapareba, taperebá, taperibá ou tapiriba. A cajazeira é originária da América tropical. Os frutos são suculentos, amarelos, azedos e aromáticos, sendo muito apreciados para refrescos e licores.

Taberebá (Caja)

Tucumã** - (Astrocaryum aculeatum) é uma palmeira que chega a medir até 20 m, folhas ascendentes, inflorescência ereta e frutos amarelos com tons avermelhados. É nativa da Colômbia e de Trinidad ao Brasil, especialmente nos estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia, sendo cultivada por seu fruto comestiível, pela sua madeira, usada para fazer brincos, pelo óleo das sementes, utilizada em cozinha, e também pelas folhas, das quais se extrai fibra de tucum, usada na fabricação de redes e cordas que resistem à água salgada. Também conhecida pelos seguintes nomes: acaiúra, acuiuru, coqueiro-tucumã, tucum, tucumã-açu, tucumã-arara, tucum-açu, tucumaí-da-terra-firme, tucumãí-uaçu, tucumã-piririca, tucumã-purupuru e tucum-do-mato. O amazonense usa largamente o tucumã na culinária: pizzas, risotos, tapiocas, sanduiches (o famoso “x-caboquinho”).

Tucumã

Voc pode deixar um comentário, ou trackback do seu próprio site.

3 Comentários de “Pé-de-Moleque do Amazonas”

  1. pé de muleque da amazonas: gostaria de ter a receita, gosto muito

  2. Gosto de mais: gostaria de a receita do pé de muleque da amazonia

  3. faltou a reita do pé de mulque da amazonia

Deixe um Comentário

*

Powered by WordPress | Designed by: Free MMO Games | Thanks to MMORPG List, Video Game Music and VPS hosting