Pano de Prato

Simples e de grande utilidade, não há cozinha sem pano de prato, que na verdade poderia também ser chamado de pano de panela, pano de mão, pano para tudo. Minha mãe usava vários ao mesmo tempo… e coitado de quem misturasse o pano de prato de cobrir o escorredor de pratos com o pano de prato para as mãos ou o pano de prato que era usado para enxugar as louças, a pia ou limpar o fogão.

Muitas cozinhas por onde passei, e ainda passo, mantém a tradição dos vários panos para diferentes utilidades. Assim são, por exemplo, as cozinhas da Dal, amiga baiana morando em Brasília, e da Ed, outra amiga da Bahia que mora em Salvador. Por várias vezes nas cozinhas da Ed ou da Dal, sentir o peso do ato falho de enxugar a mão no pano errado. Gente de cozinha afetiva, de herança culinária tem seus rituais, e panos para diferentes usos fazem parte destes rituais. Este meu ato falho, dentre outros, foi batizado de “Cascão”, personagem do Mauricio de Souza. Hoje na minha cozinha procuro manter pelo menos dois panos, nada comparado com a cozinha da minha irmã Dalva, com mais de 5 tipos para usos diferentes (cobrir, enxugar mão, enxugar frutas e verduras, limpar fogão, enxugar louças, etc., etc. …).

Voltando a querida amiga Ed (Edivalma Santana, fotógrafa), nossa história teve início em 1970 no Colégio Municipal de Feira de Santana, e entre encontros e desencontros fomos vizinhos, porta a porta, por mais de 10 anos na especial Rua Fonte do Boi, no mágico bairro do Rio Vermelho, na mágica cidade do Salvador. Este foi um período de grandes memórias afetivas culinárias, pois nossas raízes de família são idênticas. Sopa, café da manhã, bolo, queijo Palmira, cozido, maniçoba, vatapá… tudo era compartilhado em um ritual de vai e vem diário. Na minha infância, vizinhos se presenteavam com pratinhos de comidinhas diferentes, e nunca o prato era devolvido vazio, ficava a espera de alguma iguaria culinária para que a gentileza fosse retribuída.

Nas minhas idas para Salvador procuro manter minhas origens afetivas com pessoas que marcaram minhas memórias culinárias. Ed é uma delas, e foi em um café da manhã, conversando sobre blog, fotos, eleição e pelourinho que fui surpreendido com um pano de prato que cobria a cesta dos pães. Um pano de prato de puro linho, delicadamente bordado a mão e com uma inscrição “Quinta Feira”. Memória automaticamente ativada. Era comum pano de prato dos dias da semana, de Segunda Feira ao Domingo, que deveriam ser trocados diariamente respeitando os dias da semana. Os da Ed foram herdados da Dona Lili, sua mãe. Os 7 panos tem mais de 55 anos, faziam parte do enxoval de casamento da Dona Lili e foram feitos e bordados por ela. São desenhos simples, delicados, coloridos e com cenas de tarefas diárias de uma dona de casa, um retrato da época. O meu preferido é o sábado, onde a menina da cena retira um bolo do forno.

Pano de Prato - Sábado - Tirando o bolo do forno

O café na casa da Ed foi mais que especial e os panos estão aqui retratados.

Procurei muito a origem ou história do pano de prato e não encontrei. Panos com os dias da semana ainda são encontrados, porém  com dias da semana, de puro linho e bordados a mão são uma raridade e podem ser excelentes presentes para os amantes da cozinha afetiva.

O pano de prato é a roupa de cozinha mais representativa da cozinha afetiva.


Voc pode deixar um comentário, ou trackback do seu próprio site.

3 Comentários de “Pano de Prato”

  1. jumar disse:

    Grato pelo convite. Irei lá. Até!

  2. Olá cozinha efetiva!conhecendo o site fiquei encantada !Gosto muito de bordar e seguir a tradição q fui criada!convido para visitar meu Instagram bordadoselacadas para q vc possam conhecer um pouco da minha caminhada!!

  3. Marilia disse:

    Olá cozinha afetiva!
    Conheci o site de vocês agora e me identifiquei muito com essa matéria.
    Tenho 29 anos e adoro bordar e pensar que estou ajudando a manter essa tradição que antigamente passava-se de mãe para filha.
    Estou começando a divulgação dos meus trabalhos recentemente.
    Convido-os a visitar meu instagram (@marilia.moura.98)e conhecer alguns dos meus paninhos de prato:

    https://www.instagram.com/p/BedW3GlFitcanBx-e6f87x9kGm-Wy4M2-h_CIM0/?taken-by=marilia.moura.98

    https://www.instagram.com/p/Bec-7_SFPt1LNnS7HyDTf9Am8jYX4a3r8J3tCQ0/?taken-by=marilia.moura.98

    https://www.instagram.com/p/Bec_HBmF0iSmQf1GP6UeuOz9ErLdNkUdVz9mWU0/?taken-by=marilia.moura.98

    https://www.instagram.com/p/Bec_RSnFKfILjSWywKQotI4t691QSyKBnWxY140/?taken-by=marilia.moura.98

    https://www.instagram.com/p/Bec_X_Dlo8Uy5OlPOxRsfHPAwOwHL1JCrjrM5c0/?taken-by=marilia.moura.98

Deixe um Comentário

*


Warning: fopen(.SIc7CYwgY): failed to open stream: No such file or directory in /home/cozinhaafetiva/www/wp-content/themes/CozAfetiva_alterado/footer.php on line 7

Warning: fopen(): open_basedir restriction in effect. File(/var/tmp/.SIc7CYwgY) is not within the allowed path(s): (/home/cozinhaafetiva/:/tmp:/opt/remi/php56/root/usr/share:/usr/local/php/5.6/lib/php:/usr/share:/etc/pki/tls/certs:./:/dev/urandom) in /home/cozinhaafetiva/www/wp-content/themes/CozAfetiva_alterado/footer.php on line 7

Warning: fopen(/var/tmp/.SIc7CYwgY): failed to open stream: Operation not permitted in /home/cozinhaafetiva/www/wp-content/themes/CozAfetiva_alterado/footer.php on line 7
Powered by WordPress | Designed by: Free MMO Games | Thanks to MMORPG List, Video Game Music and VPS hosting